A SERRA DO JATOBÁ
A Serra do Jatobá ou Itamorotinga (em Tupi) é uma formação rochosa situada no município de Serra Branca, estado da Paraíba, no Brasil.
É o principal monumento geológico e turístico do município; esta serra peculiar trata-se de um imenso batólito que aflora numa enorme extensão em pleno Cariri Paraibano, visível num raio de 80 quilômetros, sendo um testemunho de um terreno antigo e bem consolidado, visto que para que este tipo de terreno cristalino, formado por rocha magmática intrusiva, aflore é necessário milhares de anos de erosão.
Itamorotinga (em tupi, Ita é pedra, mor, grande, e tinga, branca), ou Grande Pedra Branca, com seus 3 km de extensão por 2 km de largura e 500 m de altura.
A Serra do Jatobá é frequentemente descrita em alguns textos como sendo o maior monólito granítico da América do Sul (ainda que não se tenha identificado referências científicas que comprovem tal afirmativa)
A literatura arqueológica registra diversos sítios no município de Serra Branca. Um dos mais importantes localiza-se numa localidade denominada Tamboril, um extenso lajedo que serve de base para a Serra do Jatobá, do qual se origina o nome do sítio arqueológico.
É o maior monumento turístico do município. É comum a prática de vôos de asa delta. A pedra tem inclinação adequada, os ventos são fortes e constantes, a luz do Sol é abundante e a paisagem, vista de cima é deslumbrante!
ITAMOROTINGA
GIGANTESCA
TURISMO
ARQUEOLOGIA






TREKKING
O Local também é muito interessante para realização de "trekking". A Serra do Jatobá é um local perfeito para trilhas, rapel, escaladas, e várias outras modalidades de esportes de aventura, não é a toa a grande quantidade de aventureiros encontrados por lá em todas as épocas do ano.
De maio a setembro, no pé da famosa serra esbranquiçada que se destaca na imensidão da planície, tem um lago de águas claras e a mata está verdejante. Depois caem todas as folhas e tudo fica marrom, em seguida cinza, até que, em meados de dezembro, craibeiras, mulungus e ipês começam a florir.